A empresa cria fundo que investirá em projetos de reflorestamento, preservação da água e sequestro de carbono nos próximos dez anos.

A Unilever Plc disse na segunda-feira que vai destinar 1 bilhão de euros em um fundo para investir em projetos de mudança climática e reduzir a zero as emissões de gases de efeito estufa de todos os seus produtos até 2039, 11 anos antes do prazo do Acordo de Paris.

A Unilever, empresa anglo-holandesa de produtos de consumo cujas marcas incluem o sabonete Dove e a sopa Knorr, disse que está respondendo à “escala e urgência” da crise climática.

O fundo investirá em projetos de reflorestamento, preservação da água e sequestro de carbono nos próximos dez anos, disse.

A meta de emissão zero líquida é uma extensão dos esforços já em andamento para reduzir as emissões dentro da empresa até 2030 – como a redução do consumo de eletricidade nos escritórios.

A pegada total de gases do efeito estufa da Unilever foi de cerca de 60 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente em 2019, de acordo com seu site.

“Agora estamos indo muito mais longe em nossos compromissos, chamamos isso de compromisso do berço à prateleira … em toda a cadeia de valor”, disse o Diretor de Cadeia de Suprimentos da Unilever, Marc Engel.

A Unilever, que tem um faturamento anual de 52 bilhões de euros (US $ 58,5 bilhões), disse que priorizaria parcerias com fornecedores que estabeleceram metas de redução de emissões e montou um sistema onde os fornecedores devem declarar a pegada de carbono dos bens e serviços fornecidos. Todas as embalagens de 2039 mostrarão a pegada de carbono do produto, disse a empresa.

A Unilever se junta a um punhado de empresas prometendo emissões líquidas zero de sua cadeia de suprimentos.

A fabricante de Kit-Kat Nestlé e a fabricante alemã de elevadores Thyssenkrupp AG são outras, embora suas metas sejam definidas para 2050, que é o prazo estabelecido pelo Acordo de Paris sobre mudanças climáticas para limitar o aquecimento global a 1,5 ° grau.

A Unilever também disse na segunda-feira que pretende tornar todas as formulações de produtos biodegradáveis ​​e alcançar uma cadeia de abastecimento livre de desmatamento até 2023, entre uma série de outras medidas para combater as mudanças climáticas.

A empresa disse que usará monitoramento por satélite, rastreamento de geolocalização e blockchain entre outras tecnologias digitais para aumentar a rastreabilidade e a transparência em sua cadeia de suprimentos.

Fonte: Unilever sets out new actions to fight climate change, and protect and regenerate nature, to preserve resources for future generations